MOMO: O NOVO FENÔMENO DO WHATSAPP PODE PREJUDICAR SUA SEGURANÇA ONLINE?

Entenda o caso:


Nas últimas semanas surgiu uma nova corrente de terror no WhatsApp. Se trata do misterioso perfil da Momo. Ao adicionar o contato, que tem como DDI +81 (Japão), você se depara com uma foto de perfil digna de filmes de terror. A foto é na verdade de uma escultura de “mulher-pássaro” que fez parte de uma exposição em 2016.

Escultura da “Mulher-Pássaro”

O contato vem sendo repassado por milhares de pessoas em forma de desafio: “Você tem coragem de falar com ela?”
A brincadeira se tornou viral, e agora são centenas, se não milhares de perfis de diversos países na mesma linha.  Há diversas versões a respeito ao conteúdo das conversas. Alguns dizem que ela “advinha” dados pessoais, outros falam que ela faz ligações de madrugada. A grande maioria alega que ela simplesmente não responde.

Quais são os riscos?

O que parece ser uma corrente “saudável” (na medida do possível, se comparado com outras correntes como a da “baleia azul”), pode se tornar um incomodo à sua segurança online. Com a grande quantidade de contatos da tal Momo sendo repassados, existe a possibilidade que alguns destes sejam de pessoas mal-intencionadas. É claro que apenas adicionar um número em seus contatos não traz risco algum ao seu aparelho. Porém o mais preocupante pode ser o conteúdo das supostas mensagens da Momo. A pessoa por trás do perfil pode acabar pedindo alguma informação pessoal, e é aí que está o problema. Esta informação pode ser usada para algum golpe mais complexo posteriormente. Lembre-se que o desafio é bem popular entre crianças e jovens, que sem uma orientação prévia, podem acabar sendo vítimas de Pishing ou algum tipo de golpe.

Então se você tem filhos que estão antenados na Internet, lembre-se de acompanhar e orientar a respeito deste tipo de situação.

 

Leia também: COMO SE PROTEGER DE GOLPES NA INTERNET

Se inscreva para receber mais conteúdo bacana como este!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =